Cogumelos

Num simples clic no sítio do Público, fiquei a saber que o governo estuda cortes nos tratamentos mais caros para o cancro, sida e doenças reumáticas. Fiquei colado ao meu maravilhoso sofá. Cortar em tudo menos nos ricos, que esses, mesmo que a doença lhes bata à porta sabem bem onde se tratar.

Comecei a ler a notícia para tentar descobrir fundamentos que me convencessem, apesar de achar difícil. Ora que descobri, que existe em Portugal um iluminado, Miguel Oliveira da Silva, presidente do Conselho Nacional da Ética para a Ciência da Vida que defende “que o racionamento nos medicamentos deve alargar-se aos meios complementares de diagnóstico, como as ecografias, as TAC e as análises”. Diz o Doutor que ” Portugal não continue a comportar-se como se fosse um país rico (…) vivemos numa sociedade em que, independentemente das restrições orçamentais, não é possível em termos de cuidados de saúde todos terem acesso a tudo”.

Não sei como é que este senhor foi nomeado Presidente de algo sobre Ética e Ciência da Vida. Mas Ética e Vida são palavras que não lhe assentam muito bem.

O meu avô morreu de cancro. O meu pai morreu de cancro. O meu sogro morreu de cancro. O meu tio morreu de cancro. Duas primas minhas têm cancro. Eu morro de medo de um dia a notícia me bater à porta. Talvez o iluminado me diga, aliás está a dizê-lo, que não faça um TAC ou uma eco de prevenção, e se um dia tiver um cancro que seja dos mais demolidores para eu morrer depressa e assim poupar uns cobres ao Estado.

Não é difícil adivinhar porque Portugal chegou até aqui. Se alguém ficou conhecido na nossa história recente por ter metido o socialismo na gaveta, já à muito que se enfiaram os Direitos Humanos numa gaveta bem maior. E agora é moda não respeitar a Constituição. A saúde é um direito de todos e para todos.

Os iluminados andam por aí. Crescem como cogumelos. Dos que destroem o fígado e acabam por matar. Quem nos manda a nós, reles povo, comer cogumelos? Haja decência!

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s