121212 Mais Um

Os soldados tinham metralhadoras mas sorriam. Vestiam farda mas tinham cravos. E o velho televisor Radiola mostrava a quase todo o país – a RTP não chegava a todo o território – imagens da revolução. Dos doze, uns eram crianças, outros adolescentes e alguns nem projecto sonhado. Mas a revolução foi feita para todos e quase com todos. E mesmo os que ainda não tinham nascido, teriam à sua espera um país livre e justo. Salgueiro e tantos outros pensavam assim.

E naquele tempo a prata ganhou asas. Fotografias de gente a construir um novo país. Laboratórios cheios de vida ao som da luz vermelha. É o que nos diz Eduardo Gageiro, Luís Vasconcelos, Alfredo Cunha, Carlos Gil… A história ali tão perto de nós. A preto e branco transbordando cor.

E agora estamos aqui. Os doze. Virados para um país livre mas amarrado. E já sem o som da luz vermelha, mas com disparos de obturadores irritados. Indignados. Faremos história. Não a história de Luís, Carlos ou Eduardo, mas outra história bem mais triste e cruel.

Somos doze mais um, Salgueiro.

www.121212.pt

fotografia de Adriano Miranda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s