Senhor Ministro…

A minha companheira é professora. Além de ser uma excelente companheira é uma extraordinária professora. Já lá vão mais de duas décadas a dar o litro pela Escola Pública. O ano passado e sem consulta prévia, foi nomeada Coordenadora de Departamento por três anos. Entrou em pânico. Deixou de dar aulas e passou a avaliar os colegas.

Dei-lhe o apoio que sabia. Fui olhando e lendo os sinais. Envelheceu. Entristeceu afogada em papéis, relatórios, actas, reuniões e irritações. Foi vencendo cada etapa, mas nunca se convenceu que o seu lugar era aquele. Lugar imposto, sem discussão nem eleição.

O equilíbrio familiar vacilou mas não quebrou. Graças a outros valores. O João continuou o seu brilhante trilho a caminho do sétimo ano. O Filipe completou o primeiro ano fazendo o pleno de SMB. Eu aguentei, chamando palavrões a Sócrates cada vez que ele aparecia na televisão.

Agora aparece Passos e posso garantir que os palavrões irão continuar. Pelo menos um já foi prenunciado baixinho quando ouvi o anúncio do Imposto Extraordinário. Também ouvi atento a sua estreia no Parlamento como ministro. Posso dizer, com alguma reserva, que gostei, mas não o consigo desligar do governo a que pertence. Governo de direita e ultraliberal. E conhecendo o maestro…

A minha companheira continua a ir para a escola às nove da manhã. Na última semana tem chegado a casa, janta e vai afogar-se no computador e nos inúmeros papéis. Eu deito os miúdos e acabo também por adormecer. O despertador toca, levanto-me e desço as escadas. Ela lá está, com os olhos inchados mergulhada no seu trabalho frenético. Então, não te deitaste? Não, acorda os miúdos porque tenho que estar na escola às nove. Já reparaste que ainda não saiste de lá!

Senhor ministro, apesar dos números não se esqueça das pessoas.

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s