Parabéns Público

O meu professor de Estética falava imenso de um novo jornal. Chamava-lhe Público. Dizia ele que era revolucionário. Seria feito em Lisboa e no Porto e teria edições diferenciadas. Uma grande aventura para a época. Uma coisa nunca vista.

As aulas de Estética iam sempre parar ao Público. Lembro-me de por vezes a palavra Público já me começar a irritar, mas o professor falava com tanta paixão do novo projecto jornalístico que a turma em peso no dia D correu a comprar o número um.

Habituado a ler primeiro o Jornal de Notícias e depois o Diário em casa do meu avô, o Público era realmente um jornal diferente. Tentava sempre esticar a semanada de mil escudos que o meu pai me dava para comprar o Público. Achava que os jornalistas tinham uma vida de sonho. Estavam em sítios em que eu nunca iria estar. Fotografavam tudo aquilo que eu nunca iria fotografar. Devorava as páginas e por vezes cortava uma fotografia que guardava religiosamente.

A minha curiosidade era imensa. Como seria a redacção do Público. Aproveitando o encerramento das Minas do Pejão decretado por Cavaco Silva, então Primeiro-Ministro, fiz-me à estrada e só parei na Quinta do Lambert em Lisboa. Levava comigo um portfólio de imagens a preto e branco dos mineiros de Castelo de Paiva. Tímido, lembro-me de ver salas apinhadas de computadores e papéis. Enquanto a jornalista (já não me lembro o seu nome) via as fotografias, eu tentava olhar para tudo e todos, ávido de conhecer o Público por dentro.

Saí com a promessa de me publicarem as fotografias pelo valor de sessenta contos! Não ia à espera de nada, somente ver o Público.

Da segunda vez que me fiz à estrada em direcção à Quinta do Lambert  foi para ficar lá a trabalhar. Concretização de um sonho que nunca tinha sido sonhado.

E aqui estou. Feliz. Gostava imenso de reencontrar o meu professor de Estética.

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s