Ditadura

Ao visitar o blog de Sérgio B. Gomes, http://blogs.publico.pt/artephotographica/, coisa que faço religiosamente como quem vai à missa todos os dias, constatei que temos mais um velório anunciado no mundo da fotografia. Vai acabar a Polaroid.

Claro que fico triste. Claro que fico chateado. Esta coisa da ditadura do digital já começa a cheirar mal. Já quase ninguém fotografa com máquinas analógicas, nem com negativo ou diapositivo. Já ninguém molha os dedos e vê vermelho. Já são poucos os que cerram o olho esquerdo e colocam o direito no visor. Já são poucos, e correm o sério risco de serem os cotas ou os velhos do restelo e desaparecerem de vez.

Não vou discutir as vantagens do digital. Discuto sim, as desvantagens para a fotografia. É que a falta ou o fim de técnicas e suportes fotogáficos irão empobrecer a linguagem fotográfica. E isso sim, é preocupante.

Temos sempre o velho e arcaico argumento da lei do mercado. Estamos sempre condenados a isso. Redutora e muitas vezes inimiga da criação, a era digital começa a ser sufocante para quem fotografa com o coração, longe do mercantilismo do casamenteiro ou do publicitário.

Polaroid, tive imenso prazer em conhecer-te!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s