Conta-me Carolina se Tens Açucar.

Na série da RTP Conta-me como Foi, relembramos como eram as salas de aula nos anos 60. A fotografia de Salazar presa entre quatro réguas de madeira e ensalsichada num vidro, mais um crucifixo, um quadro de lousa preta, um estrado para o professor autoritário, uma cana, uma palmatória e vinte e tal batas brancas alinhadas e sentadas. Assim se aprendia todos os rios, todas as serras e o hino da Mocidade.

Mas se fizermos zapping, podemos ver na TVI a novela Morangos com Açucar. Sabemos como são as salas de aula contemporâneas. O estrado continua, mas o Professor é um cota, o quadro é interactivo, os alunos vestam outras fardas e quase dormem sobre as coloridas carteiras. Ouvem música em vez de ouvir o Professor e combinam quequas e esquemas via telemóvel.  

Patrícia foi a actriz principal de uma longa e triste metragem. A Professora fez o papel de má da fita. E um câmara/realizador esmerado realizou o vídeo da sua vida. Tudo se podia resumir a fitas, mas o problema, é que a primeira aconteceu durante 48 anos e a segunda já vem acontecendo há muitos anos. E este famoso vídeo do YouTube é fruto das duas realidades que a RTP e TVI retratam.

Duas sociedades tão distantes e ainda tão iguais.

carolina

2 comments

  1. O problema que me inquieta é o de saber se esta realidade em que vivemos não está a criar o «caldo cultural» propício a um regresso à realidade passada e, em concreto, aos seus traços autoritários, ditatoriais e fascistas.
    Espero que sejamos capazes de romper esse caminho e construir alternativas.
    O post e a foto estão impecáveis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s